quinta-feira, 30 de julho de 2009

88 (Bye Bye à maneira chinesa)

E assim chega ao fim a minha aventura na China.


Escrevo este último post já em Frankfurt, depois de uma viagem de quase 12 horas num Boeing 747 do tempo da Maria Carqueja, entre dois meninos, um irlandês de Dublin de 15 aninhos e um alemão de não sei de onde, depois de ter pago excesso de bagagem (mesmo tendo ensaiado as malas várias vezes e ter mandado 18 quilos por TNT), depois de ter deixado o passaporte no avião à saída e um menino todo simpático da Lufthansa mo ter ido lá buscar…

A última semana teve como ponto alto uma amigdalite diagnosticada via telefone pela minha querida irmã (ainda bem que trouxe comigo antibióticos e não precisei de ir ao fantástico hospital de Shaoxing, de onde creio que sairia pior ainda). Esta brincadeira, além do mal estar que me provocou durante vários dias, impediu-me também a viagem planeada a Macau nesse fim de semana. Com muita pena minha, não pude conhecer a nossa ex-colónia, mas há de ficar, concerteza, para uma próxima vez…
Como estava doentinha, voltei a aventurar-me na sopinha, no arrozinho, tudo feito à base de macedónia congelada, mas a vontade de cozinhar, como imaginam, com 38º de febre, também não era muita…
Aproveitei também para mais umas sessões cinematográficas: quarta: “The Deception”, quinta: “The Kyte Runner”, sexta, “The Nines”. Sexta que, à falta de Macau, teve que incluir a ida habitual para Shanghai… Mesmo doente, não ia passar o meu último fim de semana na China enfiada em Shaoxing… Foi, claro, um finde tranquilo, com jantar inauguração da casinha nova (e linda!) da Rita e do Gago na sexta, com pizzas e o pessoal tuga do costume (sendo que alguns C13 começaram a partir), e a chegada do Alfredo, que voltou para Shaoxing (há malucos para tudo…) Sábado acordei cedinho e fui com a Rita fazer “woman stuff”, como manicure, pedicure e fazer o buço à maneira indiana, com linhas! Adorei! Depois a última passada no Fake Market para os últimos recuerdos, e jantar em Taikang Lu, que, apesar do calor abrasador, foi gostoso. Domingo o pessoal foi todo para a piscina do Meridien em She Shan mas, por não querer arriscar uma recaída, e também por não me sentir lá muito nos meus dias, resolvi ficar a descansar e ir mais cedo para Shaoxing e começar a tratar de arrumar as minhas coisas e fazer as malas (a saga das malas, entre o ridículo dos 20 quilos permitido pela companhia aérea, o envio por TNT, as possíveis complicações na alfândega (vindo da China somos todos possíveis contrabandistas…) e o já normal não permitido a bordo, etc, etc).

Segunda feira o Alfredo veio para Shaoxing. A semana passou entre o regresso dele e a minha despedida dos vários lugares, tais como o Banana Leaf, o Starbucks, o Ajisen, por aí.
Quarta feira assisti ao fenómeno fantástico de um eclipse solar total. Às 9h30 da manhã, voltou a ficar noite durante cerca de 5 minutos. Com vista privilegiada do meu balcony, com toda a gente na rua para a olhar para o céu, não contendo um “ahhhh” de espanto pela beleza e magia do acontecimento. São momentos destes que fazem valer a pena estar na China..
Quinta foi a despedida de Shaoxing com uma ida ao mítico Jeep Club. Os chineses sabem como divertir-se (=beber até cair). Sexta entreguei a minha casinha ao Alfredo (snif snif), rumámos para Shanghai, onde jantámos com a Rita e a Adriana numa esplanadinha gostosa. Mais tarde apareceram o António e o Coelho, e ia ter com o resto do pessoal mais tarde, mas estava cansada (talvez um pouco melancólica também) e fui para casa (da Rita), até porque no dia seguinte me esperavam longas horas de viagem...

Agora, já em Portugal (post publicado 4 dias depois do regresso), entre a chatice do jet lag que teima em não passar, as várias coisas a fazer, os lugares para rever, as pessoas para reencontrar, muito feliz por cá estar, mas confesso, já com alguma saudadezinha miúda daquela quase loucura diária que foi a minha vida nos últimos 6 meses.

E agora??

1 comentário:

  1. oh, como gostei de ler, entrei aqui pelo blogue da bacouca em curiosidade e..nem um coment neste belo post tão cheio de vivências fora do nosso mundo..sei o que é pois vivi em Angola em menina e viajei por todo o lado...
    belas recordações..
    Muita felicidade desejo..
    laura

    ResponderEliminar