segunda-feira, 2 de março de 2009

Weekly report

Pois é, dizem que o tempo voa, mas aqui passa à velocidade da luz! ~
Hoje é nova segunda-feira e, once again, acompanhada do cappucino do costume, proponho-me a contar algumas das peripécias que aconteceram nos últimos dias.
Esta semana foi um stress. Conduzir uma empresa fabril (e ainda por cima na China) é, sem dúvida, tarefa árdua que precisa de muita paciência, trabalho e dedicação. Tento, cada dia, perceber mais dos procedimentos, dos métodos, dos deveres e obrigações de todos os trabalhadores, tentando exercer um tipo de liderança e gestão ao mesmo tempo forte, compreensiva, tolerante mas exigente. Toda esta responsabilidade, apesar de assustadora, torna esta experiência muito mais desafiante e enriquecedora.
E é ainda causa do terceiro torcicolo desde que cheguei à China.
Depois da semana passada entre a fábrica, o banco e o hotel, e todas as molhas inerentes, sexta feira começou com uma manhã no Foreign Exchange Bureau, com a Peggy e uma amiga mais entendida nestes assuntos, a encontrar soluções baseadas em novas leis e regras, para problemas que se criaram baseados em outras leis e regras, que ainda não consegui entender.
Depois de assinado contrato da casa, levei, com a ajuda do senhorio, da Peggy e dos empregados do hotel, todos os sacos para a casa nova (weeeeeeee!). De volta para a fábrica, para pagar aos funcionários, tomar decisões de produção, fazer contas para pagar a fornecedores, ver como andam as vendas e para às 18h estar sentadinha no autocarro que me leva a Shanghai. Depois de 2h de viagem e mais 1h para entrar na cidade, vislumbro as luzes dos arranha-céus, as pontes, os túneis, as lojas, os hotéis desta Nova Iorque asiática que cada vez mais me fascina e seduz.
Apenas com tempo para uma rápida mudança de roupa, fomos para o DiMarco onde tínhamos jantar com a comunidade tuga que veio de Macau - a Catarina, a Inês, a Joana e o Francisco. Claro que depois tivemos que fazer o roteiro nocturno (não que tivessemos vontade, foi mesmo apenas para eles conhecerem...), De la Coast, Lounge, Rouge e Mau. Apesar do cansaço diverti-me imenso!
No sábado descanso. Sessão dupla de cinema com um intervalo para jantar no Japonês. Destaco e recomendo os dois filmes: "Slumdog Millionaire", pela beleza das imagens, pela dureza da realidade, pela emoção da banda sonora, pelo sonho do amor que vence todas as barreiras, e "Vicky Cristina Barcelona", pelo que nos faz pensar sobre relações, amizades, estereotipos, aventuras e viagens que podem (ou não) mudar as nossas vidas.
Domingo foi dia de compras. Depois da tradicional visita ao Fake, decidi que estava na altura de fazer um uptade aos meus gadgets e, meu dito meu feito, comprei um Ipod Nano e um disco externo, que já enchi com filmes, séries e música, para a semana chuvosa que se auspicia em Shaoxing. Fiquei contente!
À noite jantarzinho caseiro na casa dos meus meninos, o Antoninho fez umas perninhas de frango com esparguete que estavam simplesmente deliciosas, e, como não há duas sem três, vimos mais um filme, desta feita "Defiance", um filme acerca de uma história real de uma família de 4 irmãos que lideram um grupo de judeus fugidos das tropas Nazis, escondidos durante 2 anos na floresta, na Bielorrússia. Logicamente, desconcertante.
A esta altura alguns (os mais atentos) perguntam: "mas no domingo não era suposto ela voltar para Shaoxeng ou Shaoling ou lá como se diz a terra?" Era. Mas esta segunda tive formação em Shanghai na empresa a quem comprámos o software de Gestão (NEO) e só depois disso voltei para Shaoxing. Cheguei e fui directa para a casa nova onde, pela segunda vez, me sinto estranha. Mas espero que amanhã, com uma limpeza mais a fundo e compras de produtos de primeira necessidade (e não só...), comece a fazer daquele o meu cantinho especial (prometidas fotos para quando o sol decidir reaparecer).
Amanhã novos desafios, mais tarefas, outras responsabilidades. Afinal de contas... não foi mesmo para isso que vim?

4 comentários:

  1. Cá esperamos pelas fotos, ansiosamente! Gostei do rui pedro tendinha que em ti se desenvolveu em terras do Oriente! :))

    um ( como se diz "bisou") em chinês?

    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Eu também vi "Vicky Cristina Barcelona" este fim de semana! Sintonia, tcharan!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Shaoshing nõ é assim tão mau...
    Tenho um amigo Tuga que aí está há um ano e ainda não desistiu :-)
    Boa sorte por aí e, se te cruzares com o Alfredo, diz-lhe um olá! É boa gente!

    Sofia

    ResponderEliminar
  4. O maior prazer que me dá é ver que te estas a divertir, e que vai correndo tudo bem... Sitios novos, giros, gente difrente, vê-se bem nas fotos, tenho que ver isso, tenho que ir á cidade pois estou na "aldeia"...

    Força lob..

    Nando

    ResponderEliminar